Mensagem para George Harrison
Discografia Brasileira
Discos no Mundo
Raridades em estéreo
Curiosidades Fonográficas
Instrumentos
Os Livros
Entrevistas
George Martin no Brasil
Vídeos

CLIQUE NOS ÍCONES ACIMA PARA ACESSAR A REDE

OU VOLTE AO INÍCIO

 

 

RARIDADES EM ESTÉREO

 

      

   As primeiras gravações dos Beatles foram feitas em gravadores de duas pistas!!! A partir do compacto "I Want To Hold Your Hand" (outubro de 1963), eles passaram a usar equipamentos de quatro pistas. Em agosto de 1968, eles entraram na era das oitos pistas, a maior tecnologia disponível até então.

Em muitas ocasiões, a versão mono e estéreo eram completamente diferentes. Principalmente quando muitas superimposições (overdubs) eram feitas ao longo do processo de gravação. As mixagens em mono tinham um cuidado e atenção muito grandes por parte do grupo. Eles as acompanhava junto com George Martin, ao contrário das primeiras mixagens em estéreo, que eles raramente opinavam.

Eles achavam (no início), que o estéreo era algo que não pegaria. Com o tempo eles descobriram as "maravilhas" e possibilidades do estéreo. A partir daí, faziam questão de dar muitas opiniões na hora da mixagem estéreo, deixando a mixagem monaural aos cuidados do produtor.

Enquanto que muitos instrumentos ficavam "encobertos" nas gravações monofônicas dos primeiros LPs, estes mesmos discos, em estéreo, "revelaram" muitas facetas ocultas nas músicas dos Beatles. O mesmo aconteceu nas mixagens em mono dos LPs que eram também lançados em estéreo.

Nosso objetivo com esta compilação de informações, coletadas entre colecionadores e a vasta bibliografia internacional, é trazer estas curiosidades para os amantes deste que é o maior grupo de música popular do mundo. A maior prova desta afirmativa foi que o único grupo a quebrar todos os recordes dos Beatles, 35 anos após sua separação, foram eles mesmos, com o lançamento da série "Anthology". Repetiram a dose com o disco "1" e, depois com as caixas remasterizadas em Estéreo e Mono, e as edições "de luxe" do "Sgt. Pepper's Lonely Hearts, Club Band", "The Beatles (White Album)" e "Abbey Road".


01 - ACROSS THE UNIVERSE

Versão 1 - 3:41
Esta música foi inicialmente lançada no LP beneficente "No One´s Gonna Change Our World" (Regal Starline SRS 5013), depois no LP "Rarities" (Parlophone PCM 1001). Atualmente está no CD "Past Masters - Volume Two".

Versão 2 - 3:51
 Versão lançada no LP "Let It Be" (Apple PCS 7096). Atualmente está no CD remasterizado "Let It Be".

   A base das duas gravações é a mesma, mas os overdubs são completamente distintos.

   A primeira, a original de 1968, inicia com sons de pássaros, a guitarra Gibson SG de George, através de um pedal wah-wah bem evidente e, como característica bem marcante, os backing vocals de duas fãs, recrutadas entre as muitas garotas que faziam "vigília" na porta dos estúdios. Eram elas, a brasileira Lizzie Bravo e sua amiga londrina Gayleen Pease. A segunda versão, "remixada" por Phil Spector, em 1970, teve sua velocidade levemente retardada (alterando o vocal de John), a guitarra de George abafada pela famosa "parede de som" que tanto se orgulhava este produtor: um coral profissional multiplicado por alguns overdubs.

 

02 - ALL MY LOVING

Versão 1 - 2:04
Lançada no LP "With The Beatles" inglês (Parlophone PCS 3045). Atualmente está nos CDs "With The Beatles" e "The Beatles 1962-1966".

Versão 2 - 2:07
Versão lançada inicialmente no LP "With The Beatles" alemão (Odeon 1C 072-04 181), posteriormente disponível na coletânea "The Beatles Box" (Parlophone/World Records SM 701-708). Atualmente esta versão está fora-de-catálogo.

   As duas versões são a mesma gravação. A única diferença é que a segunda possui cinco batidas de Ringo no hi-hat (contratempo) antes do início da música.

 

03 - ALL YOU NEED IS LOVE

Versão 1 - 3:57
Lançada em compacto-simples na Inglaterra, apenas em mono (Parlophone R 5620). Até 2009, esta versão estava disponível na caixa de singles lançada na Inglaterra, pela EMI. Atualmente está na caixa remasterizada "The Beatles in Mono".

Versão 2 - 3:47
Versão lançada no LP "Yellow Submarine" inglês (Apple PCS 7070). Atualmente esta versão, em estéreo, está disponível no CD "Yellow Submarine".

   As duas versões são remixagens diferentes do Take 58, finalizado ao vivo no programa "Our World", no dia 25 de Junho de 1967, a primeira transmissão via satélite mundial. Possuem diferenças na duração, pois a versão estéreo é 10 segundos mais curta, e nos instrumentos de fundo, que na versão estéreo estão mais evidenciados.

.

04 - AND I LOVE HER

Versão 1 - 2:27
Lançada no LP "A Hard Day´s Night" americano, apenas em mono (United Artists UAS 6366). Atualmente esta versão está fora-de-catálogo.

Versão 2 - 2:27
Versão lançada no LP 'A Hard Day´s Night' inglês, em estéreo (Parlophone PCS 3058). Atualmente esta versão, em estéreo, está disponível no CD 'The Beatles 1962-1966' e na caixa remasterizada.

Versão 3 - 2:36
Versão lançada inicialmente no LP "Something New alemão", em estéreo (Odeon ) e posteriormente disponível na coletânea "The Beatles Box" (Parlophone/World Records SM 701-708). Atualmente esta versão está fora-de-catálogo.

   As três versões são exatamente a mesma gravação, apenas em estágios diferentes. A primeira versão traz o vocal de Paul "dobrado" apenas no refrão. A segunda versão traz o vocal de Paul "dobrado" em toda a música. A terceira versão é idêntica à segunda, mas o riff do violão de George, no final da canção, é tocado seis vezes, ao invés de quatro como nas versões anteriores.

 

05 - BLACKBIRD

Versão 1 - 2:20
Lançada na edição mono do LP "The Beatles" (Apple PMC 7067-8). Atualmente esta versão está na caixa remasterizada em mono.

Versão 2 - 2:20
Lançada na edição estéreo do LP "The Beatles" (Apple PCS 7067-8). Atualmente esta versão está disponível no CD remasterizado "The Beatles".

   Como muitas das músicas deste disco, existem diferenças entre as versões mono e estéreo. Os sons de pássaros da canção são diferentes em cada uma das versões, além de aparecerem em locais diferentes.

 

06 - BLUE JAY WAY

Versão 1 - 3:50
Lançada na edição mono do EP "Magical Mystery Tour" (Parlophone MMT-1). Esta versão estava disponível na caixa de EPs lançada na Inglaterra, pela EMI Atualmente encontra-se na caixa remasterizada em estéreo.

Versão 2 - 3:50
Lançada na edição estéreo do EP "Magical Mystery Tour" (Parlophone SMMT-1). Atualmente esta versão está disponível no CD remasterizado "Magical Mystery Tour".

   As duas versões são a mesma gravação. A diferença é que a versão 2 possui backing vocals que inexistem na versão 1.

 

07 - DAY TRIPPER

Versão 1 - 2:37
Lançada na edição estéreo do LP "A Collection of Beatles Oldies..." (Parlophone PCS 7016). Atualmente esta versão está disponível no CD remasterizado "Past Masters".

Versão 2 - 2:37
Lançada inicialmente na edição estéreo do LP "Yesterday And Today" (Capitol ST 2553), e posteriormente disponível na coletânea "The Beatles Box" (Parlophone / World Records SM 701-708). Atualmente esta versão está fora-de-catálogo.

   As duas versões são a mesma gravação. A diferença é que, na versão 1, a introdução da guitarra está dobrada nos dois canais do estéreo. Na versão dois, a introdução está apenas no canal esquerdo do estéreo.

 

08 - DON'T PASS ME BY

Versão 1 - 3:45
Lançada na edição mono do LP "The Beatles" (Apple PMC 7067-8). Atualmente esta versão está na caixa remasterizada em mono.

Versão 2 - 3:52
Lançada na edição estéreo do LP "The Beatles" (Apple PCS 7067-8). Atualmente esta versão está disponível no CD remasterizado "The Beatles".

   As duas versões são a mesma gravação. A diferença é que a primeira é mais curta, pela rotação alterada, e o violino do final dura mais tempo.

 

09 - FROM ME TO YOU

Versão 1 - 1:55
Lançada em compacto-simples (Parlophone R5015). Atualmente esta versão em mono está disponível no CD remasterizado "Mono Masters".

Versão 2 - 1:55
Lançada no LP "A Collection Of Beatles Oldies..". (Parlophone PCS 7016). Atualmente esta versão está disponível no CD "The Beatles 1962-196" e no CD remasterizado "The Beatles Past Masters".

   Apesar de serem a mesma gravação, a versão em mono do compacto apresenta harmônica na introdução. A versão em estéreo possui apenas as vozes de John e Paul.

 

10 - GET BACK

Versão 1 - 3:11
Lançada em compacto-simples (Apple R5777). Atualmente esta versão está disponível no CD "The Beatles 1967-1970" e no CD remasterizado "The Beatles Past Masters".

Versão 2 - 3:09
Lançada no LP "Let It Be" (Apple PCS 7096). Atualmente esta versão está disponível no CD remasterizado "Let It Be".

   A versão 1 foi gravada em estúdio, e possui um verso extra no final. A segunda, apesar de também ter sido gravada em estúdio, simula a apresentação no terraço da Apple. Há alguns comentários no início e, ao final, a famosa declaração de John: "I´d like to say thank you on behalf of the group and myself and I hope we passed on our audition"..

 

11 - HELP!

Versão 1 - 2:16
Lançada em compacto-simples (Parlophone R5305). Atualmente esta versão está no CD remasterizado em mono "Help!".

Versão 2 - 2:16
Lançada no LP "Help!" (Parlophone PCS 3071). Atualmente esta versão está disponível no CD "The Beatles 1962-1966" e no CD remasterizado "Help!".

   As duas versões possuem a mesma base instrumental. Mas os vocais são completamente diferentes..

 

12 - HELTER SKELTER

Versão 1 - 3:38
Lançada na edição mono do LP "The Beatles" (Apple PMC 7067-8). Atualmente esta versão está na caixa remasterizada em mono.

Versão 2 - 4:30
Lançada na edição estéreo do LP "The Beatles" (Apple PCS 7067-8). Atualmente esta versão está disponível no CD remasterizado "The Beatles".

   Apesar de serem a mesma gravação, as duas versões foram mixadas e editadas de maneira diferente. Na versão mono, o fade-out corta parte da música, além da bateria ser completamente diferente. E o detalhe mais importante: a música não retorna após este fade, como acontece na versão estéreo. Com isso, a famosa frase de Ringo "I´ve got blisters on my fingers" ficou de fora no LP mono.

 

13 - I AM THE WALRUS

Existem quatro versões comerciais desta canção, todas edições da mesma gravação, sutilmente diferentes entre si.

Versão 1 - 4:35
Lançada na edição estéreo do LP "Magical Mystery Tour" (Parlophone PCTC 255). Atualmente esta versão está disponível no CD remasterizado "Magical Mystery Tour". A introdução do piano elétrico, no início da música, é repetida quatro vezes.

Versão 2 - 4:35
Lançada em compacto-simples americano (Capitol 2056). Atualmente encontra-se fora-de-catálogo. Novamente a introdução piano elétrico é repetida quatro vezes, mas existem batidas extras entre as frases "I´m crying" e "Yellow matter custard".

Versão 3 - 4:35
Lançada no compacto-duplo inglês "Magical Mystery Tour" (Parlophone SMMT 1). Atualmente encontra-se no CD "The Beatles 1967-1970". Aqui a introdução piano elétrico é repetida seis vezes, mas não temos as batidas extras entre as duas frases da versão 2.

Versão 4 - 4:35
Lançada no LP inglês "The Beatles Box" (Parlophone/World Records SM 701-708). Atualmente encontra-se fora de catálogo. Nesta versão final, temos a introdução piano elétrico repetida seis vezes, assim como as batidas extras entre as duas frases da versão 2.

 

14 - I CALL YOUR NAME

Versão 1 - 2:05
Lançada no compacto-duplo inglês "Long Tall Sally" (Parlophone GEP 8913). Atualmente esta versão está no CD "Mono Masters".

Versão 2 - 2:05
Lançada no LP "Rock And Roll Music" (Parlophone PCSP 719). Atualmente esta versão está disponível no CD remasterizado "Past Masters".

   Apesar de serem a mesma gravação, na versão 1, em mono, o cowbell tocado por Ringo começa no início da música. Na mixagem em estéreo da versão 2, o cowbell só começa após John cantar a primeira frase.

 

15 - I FEEL FINE

Versão 1 - 2:02
Lançada em compacto- simples (Parlophone R5200). Esta versão estava disponível na caixa de singles lançada na Inglaterra, pela EMI. Atualmente encontra-se no CD "Mono Masters".

Versão 2 - 2:17
Lançada na edição estéreo do LP "A Collection of Beatles Oldies..." (Parlophone PCS 7016). Atualmente esta versão está disponível no CD "Past Masters".

Versão 3 - 2:19
Lançada na no LP "The Beatles 1962-1966" (Apple PCSP 717). Atualmente esta versão está fora de catálogo.

   A versão 1, em mono, soa completamente diferente das versões 2 e 3, sendo inclusive mais curta, devido à mixagem. As duas últimas são basicamente iguais, excetuando-se dois segundos de sussurros e ruídos que antecedem o início da versão 3.

 

16 - I SHOULD HAVE KNOWN BETTER

Versão 1 - 2:16
Lançada na edição mono do LP "A Hard Day's Night" (Parlophone PMC 1230). Atualmente esta versão está na caixa" Beatles in Mono".

Versão 2 - 2:16
Lançada na edição estéreo do LP "A Hard Day's Night" (Parlophone PMC 1230). Atualmente esta versão está no CD remasterizado "A Hard Day's Night"..

   A gravação é a mesma em ambas as versões. A estereofônica apresenta uma curta parada da harmônica de John na introdução..

 

17 - IF I FELL

Versão 1 - 2:18
Lançada na edição mono do LP "A Hard Day´s Night" (Parlophone PMC 1230). Atualmente esta versão está disponível na caixa "Beatles in Mono"..

Versão 2 - 2:18
Lançada na edição estéreo do LP "A Hard Day´s Night" (Parlophone PCS 3058). Atualmente esta versão estáCD remasterizado "A Hard Day's Night"..

   Na versão mono, o vocal de John foi gravado em apenas uma trilha.    Na versão estéreo o vocal está duplicado. Ambas as versões possuem um dueto entre John e Paul. Na versão estéreo, quando ambos chegam ao trecho And I would be sad if our new love, was in vain, a voz de Paul falha na palavra vain. Na versão mono, ele nitidamente esforça-se para cantar a mesma parte.

 

18 - I´LL CRY INSTEAD

Versão 1 - 1:44
Lançada no LP inglês A Hard Day´s Night (Parlophone PCS 3058). Atualmente esta versão está disponível no CD remasterizado de mesmo nome.

Versão 2 - 2:06
Lançada na edição americana do LP "A Hard Day´s Night" (United Artists UAS 6366). Atualmente esta versão está fora-de- catálogo.

   Ambas as versões são a mesma gravação, com edições diferentes. Na versão americana, o primeiro verso é repetido após o último. Como nesta repetição a voz de John está meio "ofegante", possivelmente por isso esta parte foi editada na versão inglesa.

 

19 - I´M LOOKING THROUGH YOU

Versão 1 - 2:20
Lançada na edição inglesa do LP "Rubber Soul" (Parlophone PCS 3075). Atualmente esta versão está disponível no CD de mesmo nome.

Versão 2 - 2:27
Lançada na edição americana do LP "Rubber Soul" (Capitol ST 2442). Atualmente esta versão está fora-de-catálogo.

   Ambas são a mesma gravação. A diferença é que a versão americana apresenta dois inícios falsos.

 

20 - I´M ONLY SLEEPING

Versão 1 - 2:58
Lançada na edição mono do LP "Revolver" (Parlophone PMC 7009). Atualmente esta versão está na caixa Beatles in Mono.

Versão 2 - 2:58
Lançada na edição estéreo do LP "Revolver" (Parlophone PCS 7009). Atualmente esta versão está disponível no CD remasterizado de mesmo nome.

   A versão mono possui efeitos de guitarra no terceiro verso que não aparecem na versão estéreo.

   Foi sugerida, por um colecionador, a inclusão de duas outras versões de"I'm Only Sleeping", que foram lançadas no LP "Yesterday And Today..." e no compacto, ambos americanos e em mono. Os trechos de guitarra invertida estão em locais diferentes, se comparados com as versões inglesas.

.

21 - KOMM, GIB MIR DEINE HAND

Versão 1 - 2:24
Lançada no LP inglês "Rarities" (Parlophone PMC 1230). Atualmente esta versão está disponível no CD "Past Masters"..

Versão 2 - 2:24
Lançada na edição estéreo do LP americano "Something New" (Capitol ST 2018). Atualmente esta versão está fora de catálogo.

   Apesar de ambas as versões serem a mesma gravação, na versão em estéreo existem diversos gritos na introdução. Isto provavelmente ocorreu durante a mixagem estéreo, onde a trilha dos vocais não foi suprimida neste início, como provavelmente ocorreu na mixagem mono.

.

22 - LET IT BE

Versão 1 - 3:50
Lançada em compacto (Apple R5833). Atualmente esta versão está disponível no CD "The Beatles 1967-1970" e no CD "Past Masters"..

Versão 2 - 4:01
Lançada no LP "Let It Be" (Apple PCS 7096). Atualmente esta versão está disponível no CD remasterizado de mesmo nome.

   As duas versões são a mesma gravação, mas com overdubs distintos. A primeira possui solo de George gravado em 30 de Abril de 1969, enquanto que a segunda teve solo regravado em 4 de Janeiro de 1970. A mixagem da primeira versão "abafou" os instrumentos na seção final.

 

23 - LOVE ME DO

Versão 1 - 2:22
Lançada em compacto (Parlophone R4949). Atualmente esta versão está disponível no CD "Past Masters".

Versão 2 - 2:19
Lançada no LP "Please Please Me" (Parlophone PCS 3042). Atualmente esta versão está disponível no CD remasterizado de mesmo nome.

   A primeira versão traz Ringo na bateria. Na segunda, ele está tocando pandeiro, enquanto que Andy White, um músico de estúdio, sentou-se na bateria. As versões foram gravadas em dias diferentes.

 

24 - MONEY (THAT'S ALL I WANT)

Versão 1 - 2:47
Lançada na edição mono do LP "With The Beatles" (Parlophone PMC 1206). Atualmente esta versão está disponível na caixa "Beatles in Mono"..

Versão 2 - 2:47
Lançada na edição estéreo do LP "With The Beatles" (Parlophone PCS 3045). Atualmente esta versão está no CD remasterizado em estéreo.

   A primeira versão, em mono, traz Ringo tocando suas baquetas junto com o piano, na abertura da música. O vocal de John está com bastante eco. A segunda, em estéreo, não traz as batidas na abertura, o eco no vocal é bem mais reduzido, mas em compensação, a guitarra de George está presente desde a abertura, o que não acontece na versão anterior.

 

25 - OB-LA-DI, OB-LA-DA

Versão 1 - 3:10
Lançada na edição mono do LP "The Beatles" (Apple PMC 7067-8). Atualmente esta versão está na caixa "Beatles in Mono".

Versão 2 - 3:10
Lançada na edição estéreo do LP "The Beatles" (Apple PCS 7067-8). Atualmente esta versão está disponível no CD remasterizado de mesmo nome.

   Como quase todas as músicas deste disco, a edição estéreo parece ser a "versão final", da edição mono. A versão em estéreo possui palmas durante a introdução do piano, o que não ocorre na versão em mono.

 

26 - PAPERBACK WRITER

Versão 1 - 2:25
Lançada no compacto-simples (Parlophone R 5452).  Esta versão estava disponível na caixa de singles lançada na Inglaterra, pela EMI. Atualmente está na caixa "Beatles in Mono"..

Versão 2 - 2:25
Lançada no LP "Hey Jude" (Parlophone PCS 7184). Atualmente esta versão está no CD "Past Masters".

Versão 3 - 2:25
Lançada em compacto-duplo japonês (Odeon EAS 30010). Atualmente esta versão está fora-de-catálogo.

   As três versões são a mesma gravação, mas com mixagens diferentes. A primeira tem vocais mais altos, quando comparada com a segunda. A terceira versão é a mais diferente de todas, onde tem-se a impressão de que esta foi uma primeira mixagem, bem experimental, onde os efeitos vocais têm muito eco e estão bem altos. Há quem diga que esta versão foi "criada" pela Odeon Japonesa, aplicando eco na versão mono e transformando-a em "fake stereo".

.

27 - PENNY LANE

Versão 1 - 3:00
Lançada em compacto- simples (Parlophone R 5570). Esta versão estava disponível, em mono, na caixa de singles lançada na Inglaterra, pela EMI. Atualmente está na caixa "Beatles in Mono". Em estéreo estava no CD "The Beatles 1967- 1970". Atualmente encontra-se no CD remasterizado "Magical Mystery Tour".

Versão 2 - 3:00
Lançada no LP "The Beatles Box" (Parlophone/World Records SM 701-708).  Atualmente esta versão está fora-de-catálogo.

Versão 3 - 2:55
Lançada no LP brasileiro "The Beatles Forever" (Apple BTL 1017).  Atualmente esta versão está fora-de-catálogo.

   As três versões são a mesma gravação, novamente com mixagens diferentes. A primeira, a lançada comercialmente em todo o mundo, termina normalmente com os conhecidos efeitos de sinos e pratos. A segunda, enviada em discos promocionais para as rádios americanas e canadenses, apresenta sete notas extras do trompete picolo sobre estes efeitos sonoros no final. A terceira versão é na verdade um defeito da fita que foi enviada ao Brasil: há um corte abrupto logo após a frase "Four of fish and fingerpies", cortando a próxima frase, "In summer meanwhile back".

 

28 - PLEASE PLEASE ME

Versão 1 - 2:00
Lançada em compacto- simples (Parlophone R 4983). Esta versão estava no CD "Please Please Me". Atualmente encontra-se na caixa "Beatles in Mono".

Versão 2 - 2:00
Lançada na edição estéreo do LP "Please Please Me" (Parlophone PCS 3042). Atualmente esta versão está no CD remasterizado de mesmo nome.

   A versão estéreo difere da versão mono porque John erra uma frase. A mixagem mono foi feita a partir do take 15, enquanto que a estéreo veio dos takes 16, 17 e 18. Um erro que George Martin não percebeu na época: ao editar estes três takes, acabaram colocando aquele em que John errava o vocal!

 

29 - SGT. PEPPER'S LONELY HEARTS CLUB BAND (Reprise)

Versão 1 - 1:20
Lançada na edição mono do LP "Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band" (Parlophone PMC 7027). Atualmente esta versão está na caixa "Beatles in Mono".

Versão 2 - 1:20
Lançada na edição estéreo do LP "Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band" (Parlophone PCS 7027). Atualmente esta versão está disponível no CD remasterizado de mesmo nome.

   Como quase todas as curiosidades fonográficas apresentadas, as diferenças aqui ocorrem logo na introdução. A versão mono tem 14 batidas e um comentário indecifrável de John, antes de Paul dizer one, two, three, four. A versão estéreo tem apenas 10 batidas e o comentário de John foi apagado. Durante a parte de bateria da introdução, a versão mono apresenta risadas, que foram igualmente apagadas da versão estéreo.

 

30 - SEXY SADIE

Versão 1 - 1:20
Lançada na edição mono do LP "The Beatles" (Apple PMC 7067-68). Atualmente esta versão está na caixa "Beatles in Mono".

Versão 2 - 1:20
Lançada na edição estéreo do LP "The Beatles" (Parlophone PCS 7067-68).  Atualmente esta versão está disponível no CD remasterizado de mesmo nome.

   Na versão mono temos um toque de pandeiro durante a abertura do piano. Na versão estéreo temos dois toques de pandeiro.

 

31 - SLOW DOWN

Versão 1 - 3:15
Lançada no compacto- duplo "Long Tall Sally" (Parlophone GEP 8913). Esta versão estava disponível na caixa de EPs lançada na Inglaterra, pela EMI. Atualmente encontra-se na caixa "Beatles in Mono"..

Versão 2 - 3:15
Lançada no LP "Rock And Roll Music" (Parlophone PCSP 719). Atualmente esta versão está disponível no CD "Past Masters".

   A versão estéreo traz um grito de John antes dos últimos acordes da música.

 

32 - SWEET GEORGIA BROWN

Versão 1 - 2:05
Lançada no compacto- duplo "Ya Ya" (Polydor 21 485 EPH).  Atualmente esta versão está disponível na caixa "Beatles Bop - Hamburg Days" lançada na Alemanha, pela Bear Family.

Versão 2 - 2:05
Lançada inicialmente como compacto-simples (Polydor 52 906 NH). Atualmente esta versão está disponível na caixa "Beatles Bop - Hamburg Days" lançada na Alemanha, pela Bear Family.

   A gravação original da versão 1 foi feita em 24 de Maio de 1962, no Studio Rahlstedt, em Hamburgo. Tony Sheridan colocou os vocais no dia 7 de Junho. Esta versão era muito rara pois só havia sido lançada neste compacto-duplo. Com o estouro dos Beatles, Tony Sheridan gravou novos vocais em 3 de Janeiro de 1964, com a letra totalmente alterada, fazendo menção aos Beatles e seu sucesso. Esta segunda versão é a que se tornou mundialmente conhecida..

 

33 - TELL ME WHY

Versão 1 - 2:06
Lançada na versão mono do LP "A Hard Day´s Night" (Parlophone PMC 1230).  Atualmente esta versão disponível na caixa "Beatles in Mono".

Versão 2 - 2:06
Lançada na versão estéreo do LP "A Hard Day´s Night" (Parlophone PCS 3058).  Atualmente esta versão está no CD remasterizado de mesmo nome.

   A versão estéreo traz os vocais de John dobrados nos trechos em que canta sozinho bem evidentes, além de ser um pouco mais longa, permitindo ouvir-se dedos escorregando nas cordas das guitarras no fade-out.

 

34 - THANK YOU GIRL

Versão 1 - 2:01
Lançada em compacto- simples (Parlophone R 5015).  Atualmente esta versão está disponível na caixa "Beatles in Mono"..

Versão 2 - 2:06
Lançada em estéreo no LP americano "The Beatles Second Album" (Capitol ST 2080).  Atualmente esta versão está no CD "Past Masters".

   Apesar de serem a mesma gravação, apenas a versão estéreo apresenta harmônica sendo tocada na abertura, no meio e no final da música.

.

35 - WE CAN WORK IT OUT

Versão 1 - 2:01
Lançada em na versão estéreo do LP "A Collection of Beatles Oldies…" (Parlophone PCS 7016). Atualmente esta versão está disponível no CD "Past Masters".

Versão 2 - 2:01
Lançada na versão do LP americano "Yesterday… And Today" (Capitol ST 2553). Esta versão estava disponível na caixa de singles lançada na Inglaterra, pela EMI. Atualmente está fora-de-catálogo.

   Estas duas versões são mixagens diferentes da mesma gravação. A edição inglesa possui apenas dois canais de estéreo. A versão americana possui um terceiro canal no centro, onde o órgão está em destaque.

 

36 - WHY DON'T WE DO IT IN THE ROAD

Versão 1 - 1:42
Lançada na edição mono do LP "The Beatles" (Apple PMC 7067-68).  Atualmente esta versão está na caixa "Beatles in Mono".

Versão 2 - 1:42
Lançada na edição estéreo do LP "The Beatles" (Apple PCS 7067-68).  Atualmente esta versão está disponível no CD remasterizado de mesmo nome.

   A versão estéreo apresenta palmas durante a introdução, o que não ocorre na versão mono..

OU VOLTE AO INÍCIO