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INSTRUMENTOS

 

 

   Os Beatles e suas guitarras (e baterias!)

Os Instrumentos que criaram um Sonho.


Segunda parte - 1960

 

  Início  1956-1959  1961-1962  1963  1964  1965  1966  1967  1968  1969  1970 

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    12 - Hofner:

Acabamento: sunburst
Modelo: 333
Captadores: dois captadores, modelo Hofner "Super Response"
Início de Uso: Janeiro de 1960
Fim de Uso: Abril de 1961
Características: Baixo semi-acústico, com aberturas em "f" e escudo imitação de madrepérola, fabricado na Alemanha. O tampo era de abeto (spruce) e o fundo era de bordo (maple). Escala em jacarandá.
Destino: Em Abril de 1961, Stu empresta seu Hofner para Paul, agora o baixista da banda, mas com um baixo improvisado. Nesta segunda turnê dos Beatles em Hamburgo, ele volta a tocar seu Hofner (Paul havia comprado um novo instrumento), em algumas noites no Top Ten Club. Ambos dividiam o posto de baixista, com Paul também tocando piano. O instrumento retornou definitivamente para Stu e ficaria com sua família após seu falecimento, em Abril de 1962, até ser leiloado na Sotheby's em 28 de agosto de 1986. Foi vendido por £ 9.500.

    Com este baixo, comprado com o prêmio de um concurso de pintura, Stuart "Stu" Sutcliffe entrou para o grupo. O preço total foi de £ 60 (£ 800 em valores atuais), que foi pago em prestações.

    Este baixo foi o primeiro instrumento realmente "elétrico" que os Beatles passaram a ter, pois Stu usaria um amplificador para o mesmo. Logo os outros membros comprariam os seus próprios amplificadores, não mais dependendo de empréstimos. O "debut" deste baixo foi na audição para Larry Parnes e as únicas gravações do mesmo estão registradas em um disco pirata com ensaios do grupo neste ano.

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13 - Amplificador Watkins Westminster:

Dono: Stu
Início de Uso: Janeiro de 1960
Fim de Uso: Outubro de 1960
Potência:  ?
Alto-Falantes:  ?

    Stu foi o primeiro membro "eletrificado" dos Beatles. Ele usou  um Watkins "Tremolo Amplifier", que era usado no Casbah Coffee Club,  junto com seu Hofner.

    Não se tem idéia do custo deste amplificador, mas provavelmente ficou em torno de £ 50-60 (£ 700-800 em valores atuais).

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    14 - Bateria Premier:

Acabamento: "Marine Pearl".
Modelo: 54
Início de Uso: Fevereiro de 1960
Fim de Uso: Agosto de 1962, com os Beatles.
Destino: Esta bateria está no Liverpool Beatles Museum, de Pete e Roag Best.

Logo original: Nenhum
Bumbo: 20"x14"
Surdo: 16"x16"
Tons: 1 de 12"x8"
Caixa: Royal Ace - 14"x5"
Ride: Zyn 18"
Crash: Zyn 16"
Hi-Hat: Zyn 14"

    A mãe de Pete, Mona Best, comprou um kit Premier na loja Blackler's Music. Assim, Pete pode formar seu próprio grupo, já que todos os garotos estavam formando um.

    O nome foi The Black Jacks, com Chas Newby (baixo), Bill Barlow (guitarra) e Ken Brown (guitarra). Logo o grupo estava fixo no Casbah Club, de Mona.

    Em Agosto os Beatles convidaram Pete para juntar-se a eles e viajar à Haburgo. Isto porque estavam mais uma vez sem baterista. Por mais que Pete diga que fez uma audição para entrar, isto foi negado pelo grupo.

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    15 - Amplificador Selmer Truvoice Stadium:

Dono: George
Início de Uso: Junho de 1960
Fim de Uso: Julho de 1962
Potência:  15 Watts
Alto-Falantes:  10 polegadas

    Decidindo investir no grupo, George comprou este amplificador à crédito, melhorando seu som no palco, já que estavam sem baterista na época.

    O amplificador custou £ 63 (£ 850 em valores atuais). Ele e John plugavam suas guitarras neste amplificador, que possuía som e timbre semelhantes aos do Fender Deluxe, mas com maior volume.

    Quando George comprou um amplificador melhor, Paul passaria a usar o Truvoice até 1962.

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    16 - Rosetti Solid:

Acabamento: Um escudo branco e uma borda branca em torno do corpo sunburst, variando de preto a vermelho
Modelo: Lucky 7
Captadores: dois captadores, modelo Royal
Alavanca: não
Início de Uso: Julho de 1960
Fim de Uso: Agosto de 1960
Características: Guitarra semi-acústica, sem aberturas em "f", fabricada na Holanda pela Egmond. Foi rebatizada pela Rosetti, importadora inglesa, e vendida por módicas 19 libras.
Destino: Por volta de agosto de 1960, Paul já havia praticamente "destruído" esta guitarra. Um dos captadores já havia desaparecido e nunca haviam seis cordas "ao mesmo tempo". Quando ele passou para o baixo, esta guitarra foi adaptada para atender à necessidade do novo posto. Logo em seguida ele compraria um baixo de verdade e esta guitarra ficou perdida pelas esquinas da cidade Alemã.

    Paul comprou esta guitarra para a primeira excursão em Hamburgo, logo que parou de tocar bateria em alguns shows do grupo. Aposentou seu "velho" violão Zenith e fez um crediário no valor de £ 21 (£ 290 em valores atuais). Junto ele compraria um amplificador

    Logo que caiu de "amores" pela Rickenbacker Capri, e vendo que a guitarra de Paul estava caindo em pedaços, John entregou sua Hofner Club 40.

    Enquanto não mudava de vez para o baixo, Paul ainda ficaria "pulando" entre os dois instrumentos, além do piano, que ficava num dos cantos do palco, em Hamburgo.

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17 - Amplificador Elpico AC-55:

Dono: Paul
Início de Uso: Julho de 1960
Fim de Uso: Maio de 1961
Potência:  10 Watts
Alto-Falantes:  10 polegadas

    Para poder usar sua nova guitarra, Paul comprou este amplificador, cujo preço não se tem registro.

    Ele seria aposentado durante a segunda turnê em Hamburgo, quando Paul já estava no baixo e passou a usar o Truvoice de George.

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    18 - Bateria Premier:

Acabamento: "Duroplastic" mogno
Modelo: 54
Início de Uso: Julho de 1960
Fim de Uso: Janeiro de 1963
Destino: Apenas a caixa desta bateria está com Ringo até hoje.

Logo original: "Ringo Starr"
Bumbo: 20"x14"
Surdo: 16"x16"
Tons: 1 de 12"x8"
Caixa: Royal Ace - 14"x4"
Ride: Zyn 18"
Crash: Zyn 16"
Hi-Hat: Zyn 14"

    Esta bateria de Ringo foi comprada em Liverpool, em Julho. O kit veio com um acabamento "Duroplastic", imitando mogno, que era dos mais baratos. Os pratos eram da marca "Zyn", fabricados pela própria Premier.

 

 

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    19 - Rickenbacker Capri:

Acabamento: madeira clara envernizada
Modelo: 325
Captadores: três captadores Rickenbacker
Alavanca: sim, modelo Kauffman
Início de Uso: Agosto de 1960
Fim de Uso: Agosto de 1961
Características: Guitarra elétrica de corpo semi-ôco, toda em amieiro (alder), escala em jacarandá bem curta, ponte fixa da Rickenbacker, escudo dourado e 4 botões tipo "de forno" da Rickenbacker.
Destino: Em Agosto de 1961, John foi até a loja Hessy's Music, onde Chris Huston, dos Undertakers, mudou a alavanca original e reparou alguns botões.

    Quando viu o "jazzista " Toots" Thielmans tocando uma Rickenbacker 400 na capa do disco "Shearing on Stage", John não não ia sossegar até comprar uma igual. Estava na Alemanha e achava que era um instrumento alemão. Mas só o fundador da fábrica, americana, era.

    Ele a chamava de "a mais bela guitarra". Ela custou cerca de £ 100 (£ 1.130 em valores atuais), e ele usou todo o dinheiro que havia ganho até então para pagar suas prestações. Sua Club 40 logo iria ser vendida para ajudar nos custos.

    Apenas 28 unidades deste modelo foram feitas em 1958. Mas como muitas delas não foram vendidas até o início de 1959, a Rickenbacker fez uma modificação, passando-as de dois botões para quatro botões.

Á esquerda vemos os botões originais da Capri de John.

Segundo alguns autores, o modelo de John teria sido um dos oito que foram feitos emamieiro (alder). Seu número de série era V81. Esta guitarra tornou-se sua marca registrada, o ícone dos Beatles.

    Ela passaria por outras mudanças, até ser aposentada, quando John passou a usar outro modelo, mais moderno.

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    20 - Amplificador Fender Deluxe:

Dono: John
Início de Uso: Agosto de 1960
Fim de Uso: Julho de 1962
Potência:  18 Watts
Alto-Falantes:  12 polegadas

    Uma nova guitarra demandava um novo amplificador. E no caso de John, seu primeiro, pois vinha plugando sua Hofner no amplificador de George.

    Ele comprou o sonho de consumo de todos os músicos Ingleses: uma guitarra e um amplificador americanos de verdade!

 

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    21 - Hofner Club 40:

Acabamento: madeira clara envernizada (blonde)
Modelo: 126/B
Captadores: um captador modelo Club 40
Início de Uso: Agosto de 1960
Fim de Uso: Janeiro de 1961
Características: Guitarra elétrica de corpo oco, com tampos de abeto (sprouce), sem aberturas, apesar de parecer uma guitarra de madeira maciça. Escala de jacarandá com marcações em madrepérola.
Destino: Com a saída definitiva de Stu da banda, Paul assumiria o posto de baixista, devolvendo a guitarra para seu dono, John, adaptando sua "surrada" Rosetti.

      John, que acabara de comprar sua Rickenbacker, emprestou sua Hofner para Paul, quando viu que sua Rosetti estava virando "lenha de fogueira".

    Com isso, o trio de guitarristas pode continuar a encantar as platéias do Kaiserkeller e do Top Ten Club, fazendo história nas noites de Hamburgo.

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   22 - Amplificador Gibson GA-40 Les Paul:

Dono: Stu (depois George o compraria para seu uso)
Início de Uso: Outubro de 1960
Fim de Uso: Julho de 1962
Potência: 16 Watts
Alto-Falantes: Jensen de 12 polegadas

    Animado com sua melhora como instrumentista e com o tamanho da nova casa onde tocavam (o Kaiserkeller), Stu comprou este amplificador à crédito, por £ 120 (£ 1.600 em valores atuais). .

    Assim que deixou o grupo, Stu vendeu o amplificador para George, que o usaria até 1962, quando entrariam em cena os lendários Vox.

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    23 - Framus Parlor

Acabamento: natural
Modelo: 5/1
Início de Uso: Final dos anos 1950
Fim de Uso: ?
Características: violão de fabricação alemã, com corpo de bordo (maple), escala em jacarandá (rosewood) e marcações em madrepérola. Paleta em estilo clássico e cavalete modelo trapézio.
Destino: Não se tem notícias do paradeiro deste violão.

    Paul ganhou este pesqueno violão alemão de seu pai. Usava para praticar e levar para a escola, pois era leve e fácil de transportar.

    A primeira foro do instrumento foi em Dezembro de 1960, quando Paul retornou da primeira turnê de Hamburgo.

 

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    A foto acima é a única de Chas em 1960, ainda com sua guitarra.

23b - Hofner Club

Acabamento: sunburst
Modelo: 500/2
Captadores: dois captadores, modelo Hofner "Staple Nickel"
Início de Uso: Dezembro de 1960
Fim de Uso: Dezembro de 1960
Características: Baixo de corpo oco, sem aberturas e escudo imitação de madrepérola, fabricado na Alemanha. O tampo era de abeto (spruce) e o fundo era de bordo (maple). Escala em jacarandá.
Destino: Como era um instrumento emprestado, após as apresentações com os Beatles, Chas devolveria o instrumento a seu dono.

    Em Dezembro de 1960, após retornarem da malfadada temporada em Hamburgo, os Beatles (sem Stu, que ficou na Alemanha), voltam à atividade.

    Tocam em quatro datas neste mês e tiveram como baixista o jovem Chas Newby, que tinha sido o guitarrista dos Blackjacks, grupo de Pete. Foi ele quem recomendou Chas, que usou um baixo para canhotos emprestado nos 4 shows.

    Como estava de férias ele concordou (estava no primeiro semestre da faculdade de Matemática!). Mas, como ia recomeçar as aulas não aceitou o convite de John para tocar com os Beatles na segunda temporada em Hamburgo. Hoje ele é professor de Matemática

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